Todas as Publicações do Distrito

23a Mostra de Profissões de Maringá

A 23ª Mostra de Profissões é organizada anualmente pelos Rotary Clubs, Rotaract Clubs e Interact Clubs de Maringá, sendo o maior evento promovido na área de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL em parceria com as instituições de ensino de Maringá, Núcleo Regional de Educação e Transporte Coletivo Cidade Canção. Este evento possibilita aos jovens que se encontram em dúvida quanto a sua futura profissão, uma orientação prática a respeito de áreas do ensino superior, técnico e profissionalizante. As profissões são separadas em salas de aula e laboratórios dentro da Unicesumar, que cede suas instalaçõesdurante todo o dia para a realização do evento. O visitante tem a oportunidade de se informar a respeito da formação acadêmica, mercado de trabalho, labor diário e perspectivas de cada profissão, repassadas por profissionais específicos dentro da sua áreade atuação profissional. O sucesso do evento está diretamente relacionado ao trabalho conjunto dos Rotary Clubs que dividem as responsabilidades de organizar em torno de 60 profissões que serão expostas no dia, convite a profissionais, professores, voluntários para ministrar palestras sobre sua área profissional; visita às escolas de ensino médio para divulgação entre os alunos sobre a importância de escolha correta da carreira profissional a ser seguida e a importância da continuidade do estudo para uma melhor condição e perspectiva de vida. Os rotarianos se envolvem desde à organização, mas principalmente no dia do evento, onde diversas atividades precisam da ajuda e colaboração de TODOS. São atividades como recepção das caravanas de escolas da cidade e toda região, distribuição dos mapas de localização, orientação de localização das salas aos visitantes, apoio aos palestrantes, controle de fluxo nas salas de aula, secretaria, entre outros. Espera-se que com esta Mostra de Profissões, os jovens possam decidir de maneira mais clara e objetiva suas futuras profissões, tornando-se capazes e satisfeitos com o curso e carreira escolhida. Uma cidade, um estado, um país necessitam de pessoas qualificadas, bem orientadas e principalmente satisfeitas com suas profissões. O Rotary International compartilha com este pensamento.  

FAZENDA FLORESTA participa do Programa Agro Cidadão

Empresa agrícola familiar, localizada na divisa entre Boa Esperança e Ubiratã, a Fazenda Floresta trabalha com plantio de soja, milho, trigo e aveia, com excelentes resultados. Após a partida do querido esposo Ercilio Romagnoli, em 2011, a fazenda ficou sob os cuidados da esposa Luzia Baptista Romagnoli e de seus filhos, Ricardo Augusto Romagnoli e Flávia Angélica Romagnoli. "A nossa Fazenda Floresta tem orgulho de ser o primeiro Agro Cidadão do Rotary Club de Campo Mourão-Raio de Luz”, ressalva Luzia, associada desde 2014 do clube e que sempre gostou de ajudar a comunidade. Segundo ela, sentiu a necessidade em participar do Agro Cidadão, por avaliar que “será ótimo como integrante do Rotary esta parceria com a ABTRF, como forma de ajudar ainda mais nos projetos humanitários, ambientais e sociais”. Tomou a iniciativa de falar com os outros sócios proprietários e filhos, Ricardo e Flavia, que prontamente ficaram felizes com a atitude da mãe em ajudar ainda mais esta organização tão importante.  

Empresa Cidadã Agenna Som: Desde 1985 no mercado de eventos

“O Programa Empresa Cidadã é importante porque aproxima as empresas das pessoas que precisam através do Rotary. Na correria do dia a dia, o empresário talvez não possa ajudar as pessoas diretamente. Ser uma Empresa Cidadã nos permite colaborar com projetos sociais; se as pessoas vão ficar bem, nós também ficaremos”, diz o sócio administrador da Agenna Som, Alan Kardec Zahdi Gonçalves. A empresa começou em 1985 com som eletrônico, em festas nas escolas. Na década de 90, passou a atender shows com bandas country e hoje atua em qualquer meio artístico seja com show local, regional e nacional, além de eventos corporativos e festas em geral, como casamentos, formaturas, 15 anos. A Agenna Som atua também na área de importação e venda de equipamentos, tendo participados por duas vezes da maior feira do setor, na China, e em feiras no Brasil. Além de contribuir com a ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation), o Mourão Garden realiza o evento “Cristo e nosso Show” desde a 1ª edição. “Somos idealizadores deste evento e também participamos todos os anos da festa da solidariedade do Lar dos Idosos, do Costelão de São José. Além disso, atuamos no dia 12 de outubro da Coração de Nossa Senhora Aparecida no santuário em nossa cidade”.   Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Vem aí o VI ENDIKIDS!

No próximo dia 19 de outubro, sábado, a Comissão de Serviços à Juventude promove o VI Endikids, no Colégio CEC, na Rua Monte Castelo, 375, em Cianorte. As inscrições devem ser realizadas pelo Instagram @endikids4630 e tem o valor de R$ 30,00 por pessoa.   PROGRAMAÇÃO   8h30min - 9h30min: Chegada dos clubes e recepção com café da manhã.   9h30min - 10h00min: Abertura Oficial Entrada dos clubes com a bandeira. Oração ecumênica. Hino Nacional. Benício de Souza Santana Sophia Aleotti Meneguetti- Presidente do Rotakids de Cianorte-Furquim de Castro. Claudete Jacomini - Presidente do Rotary Club de Cianorte- Furquim de Castro. Mariana Croti Feitosa - Representante Distrital de Rotakids do Distrito 4630. Stella Nápolis - Vice-presidente da Comissão de Serviços à Juventude. Governador Indicado, ano rotário 2026-2027, Ricardo de Oliveira e esposa Ivnna. Governador Distrital, ano rotário 2024-2025, Edgar Silvestre e esposa Mari.   10h00min - 10h15min: ‘Que Vacina É Essa?’ – peça teatral Rotakids e Interact Club de Cianorte Furquim de Castro.   10h15min - 12h00min: Apresentação dos projetos e atividades realizadas pelos Rotakids participantes, no período de 2023 até o momento. 12h00min - 12h30min: Escolha do(a) RDK (Representante Distrital do Rotakids) do Distrito 4630. Os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) por uma comissão designada.   12h30min - 13h30min: Almoço e confraternização.   13h30min - 15h30min: Atividades recreativas com o professor Dr. Giuliano Pimentel (UEM).   15h30min - 15h45min: Transmissão de cargos do RDK e Encerramento Oficial.   16h00min: Café da tarde e retorno às suas cidades.    

Cooperval de Jandaia do Sul reforça compromisso de Responsabilidade Social

A Cooperval, Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda., com sede em Jandaia do Sul, foi constituída em 05 de julho de 1980, por iniciativa de um grupo de agricultores, considerando-se as expectativas positivas do Proálcool (Programa Nacional de Álcool). Segundo relembra a gerente de Recursos Humanos da cooperativa, Ana Paula Morelli, em 04 de abril do ano seguinte houve o lançamento da pedra fundamental da Destilaria de Álcool, iniciando-se, então, a construção dessa indústria.  “Ainda em 1981, o projeto de plantio de cana de açúcar foi iniciado, com mais de 1.400 hectares, estabelecendo-se um plano gradativo de aumento da área plantada, atingindo em 1997 a marca de mais de 10.000 hectares efetivamente plantados”, afirma. Com 1200 funcionários, a trajetória para chegar à consolidação da indústria como é atualmente foi longa. Em 1989, a ALCOPAR (Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná) com o governo estadual conseguiram, para o Estado do Paraná, cotas para a produção de açúcar, tendo a Cooperval adquirido também a sua cota, fato que envidou grandes esforços para a construção da Fábrica de Açúcar.  Em julho de 1996, quando ela foi inaugurada, proporcionou à Cooperval uma nova fonte de receitas através da exportação. Continuadamente, a cooperativa vem investindo em equipamentos modernos e ampliando suas instalações, visando atingir sua capacidade ideal. Ciente também do acirrado aumento da competitividade e da concorrência, foi pioneira no Paraná ao instalar uma planta de moagem de milho que vem promovendo um aumento na produção anual de etanol. A empresa apoia também outras ações em Responsabilidade Social. É parceira do Hospital do Câncer e realiza muitas ações internas por meio do seu Comitê Jovem, principalmente em datas comemorativas, com visitas e presentes para asilos, orfanatos, entre outras entidades. “A importância de colaborar com o Programa Empresa Cidadã do Rotary é poder ser parte de um projeto tão importante que é totalmente aliado aos valores da empresa. No nosso entendimento os empresários devem colaborar com projetos sociais, acreditamos ser uma responsabilidade inclusive dos mesmos com a sociedade”, destaca Ana Paula.   Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes